Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Heterocondylus lysimachioides (Chodat) R.M.King & H.Rob. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-03-2012

Criterio: D2

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Segundo informação disponível, aespécie ocorre no Paraguai e, no Brasil, em São Paulo, Minas Gerais e MatoGrosso do Sul, com AOO de 12 km². Pelos dados de coleta, a espécie foiencontrada em três locais em situação de ameaça, há mais de 40 anos, no Cerrado e na Mata Atlântica, ambientes que vêm sendo degradados e substituídos por pastagens e pela agriculturaextensiva. Sugerimos mais estudos sobre a espécie e uma possível mudança decategoria.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Heterocondylus lysimachioides (Chodat) R.M.King & H.Rob.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Eupatorium lysimachioides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no Paraguai e Brasil, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul (Nakajima, 2010) e Minas Gerais (CNCFlora, 2011).

Ecologia

Erva perene, campestre, fértil em janeiro e abril e polinizada por insetos (Borges, com. pessoal)

Ameaças

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência national
Severidade high
Detalhes O amplo uso de gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura), para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade do Cerrado, aos ciclos naturais de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas (Klink; Machado, 2005).

1.7 Fire
Incidência national
Severidade high
Detalhes Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas (Klink; Machado, 2005).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000km² - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros; os ecossistemas nativos do Cerrado encontram-se altamente descaracterizados (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Vulnerável" (VU) na Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- NAKAJIMA, J. Heterocondylus lysimachioides in Heterocondylus (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB117151>.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro., Megadiversidade, p.147-155, 2005.

- ESTEVES, R.L. O gênero Eupatorium s.l. (Compositae - Eupatorieae) no Estado de São Paulo - Brasil. Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2001.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Heterocondylus lysimachioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heterocondylus lysimachioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/03/2012 - 20:59:05